Sistema de Consórcio: 5 dicas para fazer parte! – Play Consórcios
(15) 99668-0714

(15) 3228.7224

SIGA-NOS!
Top
Sistema de Consórcio: 5 dicas para fazer parte! – Play Consórcios
6707
post-template-default,single,single-post,postid-6707,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.2,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-fixed-on-scroll,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,wpb-js-composer js-comp-ver-7.3,vc_responsive

Blog

Sistema de Consórcio: 5 dicas para fazer parte!

  1. Adesão ao plano

O primeiro passo é fazer uma simulação de plano. Verifique qual bem você comprará e as alternativas disponíveis. Confira as opções e entre em contato com a administradora para realizar sua adesão.

Assim, terá todas as informações de que precisa e tomará sua decisão de forma acertada.

  1. Pagamento da parcela

As prestações são cobradas todos os meses. Elas são formadas pelo valor do bem diluído ao longo do tempo, taxa de administração e fundo de reserva. Esses últimos dois fatores são percentuais aplicados sobre o valor do consórcio.

A taxa de administração serve para remunerar a administradora por gerenciar o grupo. Por sua vez, o fundo de reserva no consórcio é uma arrecadação voltada à proteção dos participantes do sistema de consórcio. Isso porque o dinheiro fica guardado para situações de inadimplência de cotistas.

Quando o grupo for finalizado, o saldo final é distribuído entre todos os participantes.

  1. Assembleia

A assembleia do consórcio consiste em uma reunião dos integrantes. Ela é realizada para que os sorteios aconteçam. Ao mesmo tempo, são feitos os lances.

Elas são realizadas quando a quantidade mínima de consorciados adere ao grupo. Depois disso, elas têm frequência mensal. Essas assembleias são chamadas ordinárias.

Ainda existem as extraordinárias. Elas não têm periodicidade determinada. No entanto, são realizadas quando é preciso tomar alguma decisão. Por isso, são incomuns.

  1. Contemplação

Esse termo se refere ao momento em que o número da sua cota é sorteado ou ganha o lance no consórcio. Assim, sua carta de crédito se torna contemplada. Ela permite que você compre o bem desejado como se fosse à vista, mesmo que ainda não tenha terminado de pagar as parcelas do consórcio.

No caso do sorteio, o processo ocorre conforme a Loteria Federal. Caso a cota já tenha recebido a contemplação, outro número é sorteado.

  1. Aquisição do bem

O bem é comprado como na modalidade à vista. Você escolhe o que deseja adquirir, respeitando a categoria de produtos. A partir disso, vá à loja e informe sobre a carta de crédito.

Todo o procedimento é realizado entre o estabelecimento e a administradora do sistema de consórcio. Ou seja, não existe burocracia.

Além de todos esses detalhes, ainda existem algumas diretrizes que precisam ser seguidas. As principais são:

Se você desistir da sua cota, pode participar dos sorteios ou dar um lance para receber o valor das parcelas já pagas. No entanto, isso precisa ser feito antes do cancelamento de consórcio;

Com a carta de crédito, você pode quitar um financiamento bancário. Basta esperar a contemplação por sorteio ou lance. A única exigência é que o consórcio seja da mesma categoria do bem que será pago.

Quer receber informações sobre os consórcios? Então, nos siga em nossas redes sociais para mais conteúdos sobre o tema!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Open chat
SAIBA MAIS!