Consórcio é uma forma de Poupança? – Play Consórcios
(15) 99668-0714

(15) 3228.7224

SIGA-NOS!
Top
Consórcio é uma forma de Poupança? – Play Consórcios
6732
post-template-default,single,single-post,postid-6732,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.2,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-fixed-on-scroll,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,wpb-js-composer js-comp-ver-7.8,vc_responsive

Blog

Consórcio é uma forma de Poupança?

Hoje, muitas pessoas buscam o consórcio para realizar o sonho do carro novo, da casa própria e até mesmo para realizar aquela reforma no seu imóvel. A opção pelo consórcio, sem dúvida, se deve às inúmeras vantagens que essa modalidade de aquisição oferece, como a flexibilidade nos prazos e planos, segurança e ausência de juros.

No entanto, uma outra grande vantagem do consórcio é que ele também pode ser utilizado como uma estratégia para poupar dinheiro, e até mesmo para investir. 

É isso mesmo! Consórcio e poupança tem tudo a ver.

O consórcio funciona como uma forma de juntar dinheiro

Não são poucas as pessoas que consideram o planejamento financeiro uma tarefa difícil. E, realmente, poupar exige uma boa dose de organização e uma dose ainda maior de disciplina, para fazer disso um hábito.

Pense bem: é preciso ter determinação para guardar parte do salário, evitando ao máximo os gastos supérfluos. Aí é que surgem os problemas: já que em momentos de impulso, muitas pessoas acabam gastando um pouco do que deveriam estar guardando ou contratando dívidas que podem comprometer sua reserva financeira.

É nesse contexto que o consórcio se apresenta como uma solução eficaz. Afinal, trata-se de um compromisso assumido perante uma administradora e seus respectivos consorciados, que dependem uns dos outros.

Lembre-se de que, para o consórcio funcionar, é preciso que cada um cumpra sua parte, entregando mensalmente um determinado valor para que o fundo comum seja criado e possibilite a contemplação dos consorciados.

Nesse sentido, é muito mais fácil assumir o compromisso de pagar as parcelas do consórcio do que guardar uma parte dos seus ganhos por conta própria, não é mesmo?

As parcelas são contas embutidas no orçamento

Algumas pessoas podem pensar que tudo isso, na verdade, é uma desvantagem, uma vez que aumenta a quantidade de contas a pagar. Pois chegou a hora de mudar esse pensamento, porque ele não condiz mais com a realidade, como veremos.

Fato é que muita gente se endivida com itens totalmente desnecessários, que pesam no seu orçamento quase sem propósito, impedindo qualquer chance de formar uma reserva de dinheiro. Já com o consórcio, o contexto muda completamente.

O próprio consórcio já é uma economia, uma forma de aumentar seu patrimônio, regulando melhor suas contas, poupando e sabendo esperar. É o desenvolvimento de um hábito saudável para a gestão financeira do orçamento pessoal. 

E o melhor de tudo é que ele pode se juntar às contas mensais da casa, como água, luz, telefone, internet, gás, aluguel e mensalidades escolares, sendo incluído na mesma planilha de controle. Isso definitivamente facilita a gestão de custos da família!

Melhor ainda é que, ao contrário da maioria das outras dívidas, o consórcio não embute juros – principal causa das complicações financeiras pessoais mundo afora.

O planejamento para o futuro se traduz em poupança

O consórcio é, basicamente, uma modalidade de compra a longo prazo. Assim, por mais que existam estratégias para antecipar o acesso à carta de crédito, a recomendação essencial é que o consorciado saiba esperar. Trata-se, portanto, de um planejamento com foco no futuro. E se você se programa para o amanhã, está poupando.

De fato, é possível pensar no futuro de diferentes maneiras, poupando para a aposentadoria, para imprevistos e problemas de saúde, para garantir um padrão de vida melhor para seus familiares, para comprar um imóvel ou um carro, ampliando suas posses.

Em todos esses casos e em tantos outros, o foco está no futuro, sempre na intenção de se precaver e ter mais garantias. E o consórcio é isso! Você decide adquirir uma casa ou um apartamento, um terreno ou um carro e opta por um consórcio que esteja dentro das suas possibilidades.

A partir daí já terá iniciado sua poupança, definindo uma margem de retorno possivelmente mais longa, mas tendo a garantia de que atingirá seu objetivo. Não é uma aposta, mas sim uma certeza.

O lance entra como estratégia extra para poupar

Os lances do consórcio podem otimizar sua gestão financeira, levando-o a poupar mais, sábia? Além dos sorteios, uma forma de antecipar o recebimento da carta de crédito é por meio dos lances.

Naturalmente, se mesmo sabendo esperar você deseja apostar nos lances e receber logo sua carta de crédito, deve poupar para isso. Afinal, só poupando é que você conseguirá juntar uma quantia suficiente para dar um lance com boa probabilidade de contemplação.

Então se informe sobre valores mínimos e máximos normalmente oferecidos nas assembleias para se planejar melhor!

Vale destacar que também existe a estratégia do lance embutido, onde o consorciado usa parte do valor de sua carta de crédito como forma de pagamento do lance. Nesse caso, se você não dispõe de muito dinheiro, poderá usar esse recurso na tentativa de antecipar a contemplação. 

Quer receber informações sobre os consórcios? Então, nos siga em nossas redes sociais para mais conteúdos sobre o tema!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.