Entenda o fundo de reserva
Quem escolhe o consórcio para a compra de um bem de alto valor certamente terá uma economia a longo prazo. É a modalidade perfeita para quem deseja planejar um grande investimento, seja de um novo carro, uma casa, apartamento ou até mesmo a realização de um serviço.
Por ser uma modalidade diferente, que também permite o parcelamento da compra do seu bem, muitas pessoas ainda têm dúvidas.
Antes de tudo, o consórcio é um modelo de compra regularizado pelo Banco Central do Brasil (Bacen) que só pode funcionar por intermédio de uma administradora autorizada.
A administradora fica responsável por tudo que envolve o consórcio: desde o processo de simulação de compra até a entrega da carta de crédito, que vai possibilitar a compra do bem que você escolheu.
Como funciona o fundo de reserva?
Para que o consórcio funcione plenamente, é preciso que todos os consorciados se mantenham comprometidos com o pagamento de suas cotas.
Somente a contribuição de todos permite que as contemplações sejam realizadas nas assembleias. Os valores do consórcio são destinados para o fundo comum dos grupos para, então, serem entregues como carta de crédito pelos sorteios ou para os lances vencedores.
É necessário que o fundo comum sempre possua os recursos para efetuar as contemplações nas assembleias.
Isso porque o consórcio funciona da seguinte maneira: a partir do momento que você assina o contrato, a administradora tem até 90 dias para fazer a inserção em um grupo de consórcio.
Dentro dos grupos, você recebe acesso à Área de Clientes, onde pode acompanhar a numeração de sua cota e as assembleias, que são realizadas uma vez por mês.
As assembleias determinam os contemplados por meio dos sorteios mensais ou com a oferta de um lance, que é um valor a mais que cada consorciado pode tentar, com o objetivo de antecipar sua aquisição.
Para que as contemplações sejam realizadas, a administradora direciona o valor das mensalidades para o fundo comum. Ou seja, se o fundo comum não tiver os recursos disponíveis para as contemplações, os consorciados não têm acesso aos seus bens.
A maior fatia da parcela do consórcio vai diretamente para o fundo comum. Por isso, quando um ou mais consorciados deixam de pagar sua mensalidade, podem colocar o grupo em risco.
Para que a administradora não fique vulnerável diante de um alto volume de inadimplentes em um grupo, é realizada a cobrança do fundo de reserva.
Assim que você realiza o processo de simulação, já fica ciente do valor que terá que pagar de fundo de reserva para a sua cota. É importante que você realize este pagamento, que serve como uma garantia de que as contemplações irão acontecer para todos os integrantes enquanto o grupo durar.
Portanto, para realizar o devido pagamento do consórcio, é importante saber que sua parcela contém a divisão do valor da carta de crédito com a quantidade de mensalidades e o acréscimo da taxa de administração e do fundo de reserva.
Devolução do fundo de reserva
O fundo de reserva serve para cobrir possíveis inadimplências de um grupo. Porém, é comum que muitos grupos sejam compostos e pessoas que contribuem normalmente com suas mensalidades, eliminando qualquer tipo de risco para os demais integrantes.
Quando isso acontece, o fundo de reserva nem chega a ser utilizado. Nesse caso, é comum que, ao término de cada grupo, haja a devolução do valor de fundo de reserva.
Use o consórcio a seu favor
O consórcio é uma modalidade bem transparente de pagamento. A taxa de administração e o fundo de reserva têm propósitos diferentes na composição da parcela. Por isso mesmo, é importante definir um valor de mensalidade que não pese em seu bolso, para que tenha uma experiência positiva com o consórcio.
Além disso, anualmente acontecem os reajustes das parcelas, para impedir que o valor da carta de crédito seja insuficiente para a compra do bem que você selecionou lá no início do pagamento do seu consórcio.
O reajuste é aplicado a cada aniversário da sua cota, dando direito a um valor maior de carta de crédito.
Por conta de índices inflacionários, pode acontecer do valor da sua carta ser insuficiente para a realização do seu sonho. Por isso mesmo, as administradoras realizam esse reajuste, com o objetivo de garantir a compra do que você realmente quer.
Quer receber mais informações sobre consórcio? Então, nos siga em nossas redes sociais para mais conteúdos sobre o tema!
No Comments
Sorry, the comment form is closed at this time.